quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MPF quer proteção de fósseis de dinossauros em São Paulo,Plantações de cana-de-açúcar e criação de animais ameaçam sete depósitos com fósseis de dinossauros de 65 milhões de anos.














O Ministério Público Federal de Jales, a 601 km de São Paulo, entrou nesta terça-feira (25) com ação civil pública na Justiça Federal visando à preservação de sete depósitos com fósseis de dinossauros que viveram no interior de São Paulo durante o período Cretáceo, há pelo menos 65 milhões de anos.

De acordo com o MPF, eles formam um dos maiores complexos fossilíferos do País, mas correm o risco de se perderem. A ameaça vem principalmente das plantações de cana-de-açúcar e da criação de animais que invadem os sítios paleontológicos, localizados em áreas particulares. O MPF pediu a concessão de liminar para que as prefeituras de General Salgado, Auriflama e São João de Iracema, além de órgãos da União e do Estado, apresentem em 60 dias o mapeamento dos sítios e um plano para preservar os locais.

Veja as últimas descobertas sobre os dinossauros
Na região, os cientistas já individualizaram 17 espécimes de répteis do Cretáceo, pertencentes a três diferentes espécies de crocodiliformes de médio a grande porte, duas delas descritas a partir desses achados, a Baurussuchus e Armadillosuchus Arrudae.
O MPF começou a investigar as ameaças aos sítios a partir de uma notícia publicada na imprensa local. "Questionadas, as três prefeituras responderam não ter conhecimento sequer da existência dos sítios paleontológicos nas áreas de seus municípios", informou o procurador da República Thiago Lacerda Nobre. Segundo ele, laudo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) concluiu ser grande o potencial de novas descobertas na região.

Além das prefeituras, o MPF atribui a órgãos federais, como o DNPM e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e ao Governo do Estado a responsabilidade pela preservação. A ação pede a apresentação, em 120 dias, de um projeto para a criação de unidades de conservação do patrimônio natural, que devem ser criadas em até três meses depois.

A prefeitura de General Salgado informou que foi feito um plano para preservar o sítio, mas a administração atual está em final de exercício e o projeto depende do próximo prefeito. As prefeituras de Auriflama e São João de Iracema vão aguardar a notificação da Justiça. O Ibama também não tinha, até a tarde desta terça-feira, conhecimento da ação e o DNPM está colaborando com o Ministério Público para preservar os sítios.

fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-09-25/mpf-quer-protecao-de-fosseis-de-dinossauros-em-sao-paulo.html

Pachauri afirma que combate ao aquecimento global economiza custos Chefe do IPCC disse que tempo está se esgotando para a diminuição dos níveis de emissão dos gases causadores do efeito estufa.













O chefe da comissão de ciência do clima da ONU disse aos negociadores do clima, nesta quarta-feira (30), que o aquecimento global está causando risco à humanidade e crescentes custos financeiros. Ele afirmou também que a contenção das emissões de carbono trará uma série de benefícios.
Rajendra Pachauri, chefe do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês, um órgão científico da ONU), resumiu quais são os possíveis desastres ligados ao aquecimento global. Ele se pronunciou na Conferência do Clima que acontece em Durban, na África do Sul.

Embora não tenha dado prazos, a conclusão foi que o tempo está se esgotando para a diminuição dos níveis de emissão dos gases causadores do efeito estufa. “Ondas de calor, que ocorriam a cada 20 anos vão se repetir todos os anos no fim deste século”, disse.
Ele afirmou que áreas costeiras e ilhas estão ameaçadas por inundações provocadas pelo aquecimento global, a agricultura irrigável na África vai diminuir pela metade e muitas espécies vão desaparecer. Dentro de uma década mais de 250 milhões de pessoas vão sofre com a falta de água. “O aumento de desastres climáticos tem demandando altos encargos, com alguns países pobres esgotando 90% da dívida interna para tratar das consequências de tempestades, secas e enchentes”, disse.
 
Pachauri disse que muitos impactos podem ser “evitados, reduzidos ou adiado”, pela redução de emissões.

De acordo com o cientista indiano, para estabilizar a concentração de carbono na atmosfera seria necessário desacelerar o crescimento econômico por 0,12% o ano, mas estes custos poderiam ser compensados pela melhoria na saúde, segurança energética e segurança do fornecimento de alimento.

fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/cop/pachauri-afirma-que-combate-ao-aquecimento-global-economiza-cust/n1597390770395.html

Tudo Sobre o Corpo Humano.

Anatomia humana estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano. A fisiologia é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas do corpo humano.
Muitos cientistas buscam a partir da descoberta do código do DNA a construção em laboratório de corpos em laboratório. É o que chamam de corpo biocibernético e de ciborgue , tais como corpo protético, corpo pós-orgânico, pós-biológico ou pós-humano.
No âmbito anatômico e científico, o corpo é substância física ou estrutura de cada homem ou animal. Para a Biologia é um organismo vivo, composto de pequenas unidades denominadas células e para a Química , é uma porção de matéria. Para a Astronomia , qualquer objeto natural perceptível no céu: as estrelas são corpos celestes e para os esotéricos,o número 4 é aquele que molda as imagens do corpo .
Reducionistas pensam que o corpo humano é uma máquina biológica complexa, cujo funcionamento e constituição é quase inteiramente idêntico ao funcionamento e constituição dos corpos de outras espécies de animais, particularmente aquelas que o furicú estão evolucionariamente mais próximas do Homem. 

Estudando a anatomia humana

Esqueleto humano

Certas profissões, especialmente a medicina e a fisioterapia , requerem um estudo aprofundado da anatomia humana. A anatomia humana pode ser dividida em duas principais subdisciplinas: anatomia humana regional e anatomia humana sistemática normal (descritiva).  

Grupos regionais do Corpo Humano

Os livros de anatomia humana geralmente dividem o corpo nos seguintes grupos regionais:
  • Cabeça e Pescoço — inclui tudo que está acima da abertura torácica superior
  • Membro superior — inclui a mão , antebraço , braço , ombro , axila , região peitoral e região escapular .
  • Tórax — é a região do peito compreendida entre a abertura torácica superior e o diafragma torácico
  • Abdômen —
  • Costas — a coluna vertebral e seus componentes, as vértebras e os discos intervertebrais
  • Pelve e Períneo —
  • Membro inferior — geralmente é tudo que está abaixo do ligamento inguinal , incluindo a coxa , articulação do quadril, perna e pé.
  • Sistemas do Corpo Humano

    • Sistema cardiovascular : circulação do sangue como coração e vasos sanguíneos .
    • Sistema digestório : processamento do alimento com a boca , estômago e intestinos .
    • Sistema endócrino : comunicação interna do corpo através de hormônios.
    • Sistema imunológico : defesa do corpo contra os agentes patogênicos.
    • Sistema tegumentar : pele , cabelo e unhas .
    • Sistema linfático : estruturas envolvidas na transferência de linfa entre tecidos e o fluxo sanguíneo.
    • Sistema muscular : proporciona o movimento ao corpo.
    • Sistema nervoso : coleta, transfere e processa informação com o cérebro e nervos .
    • Sistema reprodutor : os órgãos sexuais.
    • Sistema respiratório : os órgãos usados para inspiração e o pulmão.
    • Sistema ósseo : suporte estrutural e proteção através dos ossos.
    • Sistema excretor : os rins e estruturas envolvidas na produção e excreção da urina.

      Características externas do Corpo Humano

      Nomes comuns de partes bem conhecidas do corpo humano, de cima para abaixo:
      • Cabeça  — Testa  — Olho  — Orelha  — Nariz  — Boca  — Língua  — Dente  — Mandíbula  — Face  — Bochecha  — Queixo
      • Pescoço  — Garganta  — Pomo-de-adão  — Ombros
      • Braço  — Cotovelo  — Pulso  — Mão  — Dedos da mão  — Polegar
      • Coluna  — Peito  — Seio  — Costela
      • Abdómen  — Umbigo  — Órgão sexual ( Pênis / Escroto ou Clitóris / Vagina ) — Reto  — Ânus
      • Quadril  — Nádegas  — Coxa  — Joelho  — Perna  — Panturrilha  — Calcanhar  — Tornozelo  — Pé  — Dedos do pé.
      • Órgãos internos do Corpo Humano

        Nome comum de órgãos internos, em ordem alfabética:

        Apêndice vermiforme — Baço — Bexiga — Cérebro — Duodeno — Estômago — Coração — Fígado — Intestino delgado — Intestino grosso — Olho — Ouvido — Ovário — Pâncreas — Paratireóides — Pele — Pituitária — Próstata — Pulmão — Rim — Supra-renal — Testículo — Timo — Tireóide — Veias — Vesícula biliar — Útero

        Anatomia do Cérebro Humano

        Cérebro humano

        Amígdala — Cerebelo — Córtex cerebral — Hipotálamo — Sistema límbico — Bulbo raquidiano — Hipófise (pituitária)

        O corpo humano na filosofia

        O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis definições para o corpo como seu objeto de estudo. Platão definiu o homem composto de corpo e alma. A teoria filosófica de Platão baseia-se fundamentamente na cisão entre dois mundos: o inteligível da alma e o sensível do corpo.
        O pensamento platônico é essencial para a compreensão de toda uma linhagem filosófica que valoriza o mundo inteligível em detrimento do sensível. A alma é detentora da sabedoria e o corpo é a prisão quando a alma é dominada por ele, quando é incapaz de regrar os desejos e as tendências do mundo sensível.
        Foucault concebeu o corpo como o lugar de todas as interdições. Todas as regras sociais tendem a construir um corpo pelo aspecto de múltiplas determinações. Já para Lacan , o corpo é o espelho da mente e diz muito sobre nós mesmos. Para Nietzsche , só existe o corpo que somos; o vivido e este é mais surpreendente do que a alma de outrora (Vontade de Potência II).
        Em Michel de Certeau, encontra-se o corpo como lugar de cristalização de todas as interdições e também o lugar de todas as liberdades. Georges Bataille definiu o corpo como uma coisa vil, submissa e servil tal como uma pedra ou um bocado de madeira.
        Para Descartes , o corpo enquanto organismo é uma máquina tanto que tem aparelhos, enquanto Espinosa , objetivando desconstruir o dualismo mente/corpo e outras oposições binárias do iluminismo como natureza/cultura, essência/construção social, concebe o corpo como tecido histórico e cultural da biologia.
        Para o crítico literário Pardal Mallet, o autor empresta o seu próprio corpo para dar corpo ao seu texto e ao mesmo tempo cria dentro do texto outros corpos de pensonagens que transitam no discurso corporal romanesco, porque o texto também tem o seu corpo.
        Júlia Kristeva e Nancy Chodorow, adeptadas da noção de construção social e da subjetividade, o corpo deve ser visto como forma positiva, marcando socialmente o masculino e o feminino . Para estas estudiosas essas categorias ajudam a entender a complexidade do ser humano.
        Para Gilles Deleuze , um corpo pode ser controlável, já que a ele pode se atribuir sentidos lógicos. Afirmou este filósofo que somos "máquinas desejantes". Em sua teoria, ao discorrer sobre corpos-linguagem disse que o corpo "é linguagem porque pode ocultar a palavra e encobri-la". Ivaldo Bertazzo, dançarino, é um instrumento de vida. A descrição do corpo é psicomotora não é psíquica, é uma união entre psiquismo e motricidade.
      • O corpo humano nas artes

        A partir dos anos 70 , a body art passou a incluir o corpo enquanto sujeito do espetáculo e da forma artística em si. Com o impulso tecnológico, a partir dos anos 90 , ocorreu uma maior auto-apropriação pelo artista do seu corpo e do corpo de outrem como sujeito e objeto da experiência estética. Todos os dias a televisão está estampando dentro de nossas casas "vinhetas" e aberturas de novelas com efeito digital, virtual e em espaço 3-D , mostrando performances corporais: o simulacro do corpo. Na atualidade o grande artista da mídia televisiva é Hans Donner , o inventor da mulata globeleza Valéria Valenssa , que o desposou e ao mesmo tempo a transformou em mulata virtual e símbolo do carnaval carioca. Numa mágica corporal, tecnológica, midiática inéditas e criativas para a televisão brasileira. Criatura e criador integram o virtual.

        Ver também

        • Anatomia do Corpo Humano
        • Termos técnicos de anatomia do Corpo Humano
        • Lista de ossos do esqueleto humano
        • Lista de músculos do corpo humano
        • Orifícios corporais do Corpo Humano
        • Humano
        • Biologia humana
        • Filosofia do Corpo Humano
        • A palavra corpo é uma das mais ricas da língua portuguesa. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis definições para o corpo como seu objeto de estudo.
          Platão definiu o homem composto de corpo e alma. A teoria filosófica de Platão baseia-se fundamentamente na cisão entre dois mundos: o inteligível da alma e o sensível do corpo. O pensamento platônico é essencial para a compreensão de toda uma linhagem filosófica que valoriza o mundo inteligível em detrimento do sensível. A alma é detentora da sabedoria e o corpo é a prisão quando a alma é dominada por ele, quando é incapaz de regrar os desejos e as tendências do mundo sensível.
          Foucault concebeu o corpo como o lugar de todas as interdições. Todas as regras sociais tendem a construir um corpo pelo aspecto de múltiplas determinações. Já para Lacan , o corpo é o espelho da mente e diz muito sobre nós mesmos. Para Nietzsche , só existe o corpo que somos; o vivido e este é mais surpreendente do que a alma de outrora [1] .
          Em Michel de Certeau, encontra-se o corpo como lugar de cristalização de todas as interdições e também o lugar de todas as liberdades. Georges Bataille definiu o corpo como uma coisa vil, submissa e servil tal como uma pedra ou um bocado de madeira.
          Para Descartes , pregador do cartesianismo , o corpo enquanto organismo é uma máquina tanto que tem aparelhos, enquanto Espinosa , objetivando desconstruir o dualismo mente/corpo e outras oposições binárias do iluminismo como natureza/cultura, essência/construção social, concebe o corpo como tecido histórico e cultural da biologia.
          Para o crítico literário Pardal Mallet, o autor empresta o seu próprio corpo para dar corpo ao seu texto e ao mesmo tempo cria dentro do texto outros corpos de pensonagens que transitam no discurso corporal romanesco, porque o texto também tem o seu corpo.
          Júlia Kristeva e Nancy Chodorow, adeptadas da noção de construção social e da subjetividade, o corpo deve ser visto como forma positiva, marcando socialmente o masculino e o feminino . Para estas estudiosas essas categorias ajudam a entender a complexidade do ser humano.
          Para Gilles Deleuze , um corpo pode ser controlável, já que a ele pode se atribuir sentidos lógicos. Afirmou este filósofo que somos "máquinas desejantes". Em sua teoria, ao discorrer sobre corpos-linguagem disse que o corpo "é linguagem porque pode ocultar a palavra e encobri-la". Ivaldo Bertazzo, dançarino, é um instrumento de vida. A descrição do corpo é psicomotora não é psíquica, é uma união entre psiquismo e motricidade.
          Merleau-Ponty aludiu que o corpo é espelho de outro corpo. Sobre a metamorfose do corpo, Paul Valéry propôs o problema dos três corpos: o próprio corpo; o corpo reflexo, ponto narciso , inflexão que se relaciona com o entorno, do visto, do que vê e o corpo que é justamente os espaços insondáveis, tanto pela visão como pelo tato, função, fisiologia e funcionamento, universo microscópico, líquidos, liquefação.

          Fenomenologia do Corpo Humano

          A fenomenologia também concebe o ser no mundo emotivo, perceptível e móvel. Em face desse entendimento, diz que o corpo adquiriu certa identidade, sobretudo no momento atual em que há uma crise do sujeito, do eu, da subjetividade que coloca em causa, até mesmo, ou antes de qualquer coisa, a corporeidade do indivíduo, fazendo com que o corpo se torne, em conseqüência desse momento da sociedade, um "nó de múltiplos investimentos e inquietações" (SANTAELLA, 2004: 10).
          A partir dos anos 70 , a body art [2] passou a incluir o corpo enquanto sujeito do espetáculo e da forma artística em si. Com o impulso tecnológico, a partir dos anos 90 , ocorreu uma maior auto-apropriação pelo artista do seu corpo e do corpo de outrem como sujeito e objeto da experiência estética. Todos os dias a televisão está estampando dentro de nossas casas "vinhetas" e aberturas de novelas com efeito digital, virtual e em espaço 3-D , mostrando performances corporais: o simulacro do corpo. Na atualidade o grande artista da mídia televisiva é Hans Donner , o inventor da mulata globeleza Valéria Valenssa , que o desposou e ao mesmo tempo a transformou em mulata virtual e símbolo do carnaval carioca. Numa mágica corporal, tecnológica, midiática inéditas e criativas para a televisão brasileira. Criatura e criador integram o virtual.
          O corpo ou os corpos – como se vê – não pode ser lido como uma idéia marcada de unidade. Devem, ser lidos como uma ampla rede de múltiplas combinações.
          Assim, pode-se afirmar atrelando as definições da fenomenologia (que explica os estados do corpo) e da antropologia (ligada ao homem) que cada ser é um corpo no sentido social e cultural, ou seja, as experiências que se vivenciam a partir de valores relativos ao corpo fazem com que os corpos humanos sejam culturalmente construídos,possivelmente pelo auditório.
          Anatomia Humana
          Anatomia humana é um campo especial dentro da anatomia . Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano , deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia . O corpo humano, como no corpo de todos os animais , consiste de sistemas, que são formados de órgãos , que são constituídos de tecidos , que por sua vez são formados de células .
          Os princípios de pesquisa podem ser a anatomia descritiva , quando analisa-se e descreve-se os orgãos baseado nos tecidos Biológicos que o compõem ou pode ainda ser adotado o critério da anatomia topográfica , quando analisa-se e descreve-se os orgãos com base em sua localização no corpo (região corporal).
          É através da dissecação e de outras técnicas adjacentes que se consegue visualizar, analisar e estudar cada parte do corpo humano.
          Veja o artigo história da anatomia para detalhes a respeito do desenvolvimento desta área, incluindo a anatomia humana.

          Fisiologia do Corpo Humano
          A fisiologia (do grego physis = natureza e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas , físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo .
          A fisiologia socorre-se dos conhecimentos proporcionados pela Física para explicar como decorrem essas funções vitais e segundo que princípios físicos. Efectivamente, os conceitos da Biologia são indissociáveis da Física (ainda que aqui se fale de Física num sentido mais lato, incluindo a química ).
          É dividida classicamente em fisiologia vegetal e fisiologia animal .
          O campo de estudos da fisiologia animal estende os métodos e ferramentas de estudo da fisiologia humana para espécies não-humanas. Também a fisiologia vegetal emprega técnicas de ambos os campos citados anteriormente. Seu escopo e temas são tão diversos quanto a diversidade da vida que existe no planeta. Por isso, pesquisas em fisiologia animal tendem a concentrar-se no entendimento de como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais .
          Outros campos de estudo importantes têm surgido na fisiologia, como a pesquisa em bioquímica , biofísica , biologia molecular , biomecânica e farmacologia.
          William Harvey
          O anatomista William Harvey descreveu a circulação sangüínea no século XVII , iniciando a fisiologia experimental.
          A fisiologia moderna nasceu no século XVI e a primeira contribuição se deve a Miguel Servet ( 1511 - 1553 ) que estudou a circulação pulmonar. Até esse momento, a ciência fisiológica estava apoiada nas concepções puramente teóricas do médico grego Galeno : admitia-se, por exemplo, uma comunicação entre os dois ventrículos do coração por meio de invisíveis canais. Servet, juntamente com Vesálio, insurgiu-se contra essa concepção, e demonstrou que não há mistura de sangue entre os dois ventrículos.

          Biologia do Corpo Humano
          A biologia é o ramo da Ciência que estuda os seres vivos (do grego ß??? - bios = vida e ????? - logos = estudo). Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos , a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente . A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas .
          A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular , pela bioquímica e pela genética molecular , ao nível da célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia , pela anatomia e pela histologia . A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.
          Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda como funciona a hereditariedade entre progenitores e a sua descendência. A etologia estuda o comportamento dos indivíduos. A genética populacional trabalha ao nível da população , enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e pela biologia evolutiva . Uma nova área, altamente especulativa, a astrobiologia (ou xenobiologia) estuda a possibilidade de vida para lá do nosso planeta. A biologia clínica constitui a área especializada da biologia profissional, para Diagnose em saúde e qualidade de vida, dos processos orgânicos eticamente consagrados.

          Organismos do Corpo Humano
          Em biologia e ecologia , um organismo é um ser vivo . Uma extensão polémica deste conceito afirma que a própria Terra é um organismo vivo. Chama-se a esta hipótese a Hipótese Gaia .
          A origem da vida e as relações entre as suas maiores linhagens são controversas. Dois grandes grupos podem ser identificados, os procariontes - que não apresentam um verdadeiro núcleo celular - e os eucariontes , em que o ADN se encontra organizado em cromossomas dentro do núcleo celular .
          Os procariontes são geralmente agrupados em dois domínios , chamados Bacteria e Archaea .
          De acordo com a teoria endosimbiótica as plantas teriam adquirido dois organelos das suas células , nomeadamente a mitocôndria e os cloroplastos , de bactérias endosimbióticas .
          Características comuns a muitos organismos incluem:
        • Movimento
        • Alimentação
        • Respiração
        • Crescimento
        • Reprodução
        • Sensação (sensibilidade a estímulos externos)
        No entanto, estes não são universais. Muitos organismos são incapazes de movimento independente, e não respondem diretamente ao seu ambiente. Os microrganismos , como as bactérias, podem não ter respiração, usando, em vez disso, caminhos químicos alternativos.

        DNA do Corpo Humano

        Ácido desoxirribonucleico

        Ácido desoxirribonucleico ( ADN ou DNA , em inglês Deoxyribonucleic acid ) é uma molécula orgânica que contém a "informação" que coordena o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs . Os segmentos de ADN que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes . O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
        A estrutura da molécula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo estado-unidense James Watson e pelo britânico Francis Crick em 7 de Março de 1953 , o que lhes valeu o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1962 , juntamente com Maurice Wilkins.

        Ciborgue

        Um Ciborgue é um organismo cibernético , isto é, um organismo dotado de partes orgânicas e mecânicas , geralmente com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial.
        O termo deriva da junção das palavras inglesas cyber(netics) organism , ou seja, "organismo cibernético". Foi inventado por Manfred E. Clynes e Nathan S. Kline em 1960 para se referir a um ser humano melhorado que poderia sobreviver no espaço sideral [1] . Tal idéia foi concebida depois de refletirem sobre a necessidade de estabelecer uma relação mais íntima entre os seres humanos e máquinas , em um momento em que o tema da exploração espacial começava a ser discutido. Clynes transmitiu essa idéia escrevendo uma introdução para o livro Cyborg: evolution of the superman ( 1965 ) de D. S. Halacy , onde fala de "uma nova fronteira", não meramente espacial mas, mais profundamente, o relacionamento entre o "espaço interior" e o "espaço exterior" - uma ponte... entre a mente e a matéria [2] . Desenvolvedor de instrumentação fisiológica e de sistemas de processamento de dados , Clynes era o diretor científico do Laboratório de Simulação Dinâmica de Rockland State Hospital, em Nova York .
        Os ciborgues típicos das obras de ficção científica , apresentam-se como uma síntese de partes orgânicas e artificiais e, geralmente, servem de mote para comparações entre o ser humano e a máquina, refletindo sobre temas como a moralidade , livre-arbítrio , felicidade , etc. Estes ciborgues podem ser representados como visivelmente mecânicos (por exemplo, os borgs em Star Trek , ou os cylons em Battlestar Galáctica ) ou quase idênticos aos seres humanos (por exemplo, os cylons em Battestar Galáctica (re-imagining) . Muitas das obras sobre ciborgues tratam do desconforto e desconfiança crescente da sociedade diante do acelerado desenvolvimento tecnológico, particularmente quando usados para a guerra , e quando usados de maneira que possam ameaçar o livre-arbítrio.
        Ciborgues reais, ao contrário do que foi dito no parágrafo anterior, seriam pessoas que utilizam tecnologia cibernética para reparar ou superar deficiências físicas e mentais em seus corpos . Por exemplo, uma pessoa que possui um membro mecânico entraria nesta definição.

        QUÍMICA



        Química (do egípicio keme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza , dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira que os elementos se ligam e reagem entre si, bem como, a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
        fonte:http://www.vilaboadegoias.com.br/ciencia/corpo_humano_anatomia_quimica_orgaos_partes_membros_sistemas_fisiologia_filosofia_funcionamento_areasvitais_fragelidade_esqueleto_cerebro_coracao_dna_biologia_fenomenologia_caracteristica_corpo_humana.htm

         

         

         

         


         

         



         

         

       

     

     

 


CAMARO CONVERSÍVEL 2012.




















A General Motors do México confirma a chegada do Chevrolet Camaro Conversível 2012 para o mercado mexicano. Esta versão do carro esportivo do século XXI possui uma estrutura reforçada e um mecanismo muito prático para o capô, garantindo uma sensação de operação robusta e confiável em um veículo conversível.
 A arquitetura do cupê Camaro foi ajustado de acordo com um conversível. Quatro reforços estratégicos foram colocados para reforçar o chassi e eliminar a vibração, que é um problema comum em todos os conversíveis. Esses ajustes incluem um reforço no para choques dianteiro, um reforço para apoiar a transmissão sob o chassi e  um suporte em “V” dianteiro e traseiro, o resultado é um conversível que mantém praticamente todas as qualidades de aceleração, aderência e desempenho do Camaro Coupe.
“Dois anos atrás, o mundo testemunhou o renascimento de uma lenda, quando a Chevrolet anunciou a chegada do novíssimo Camaro“, disse Eduardo Gelista, Gerente de Marketing da Chevrolet. “Hoje o Camaro continua chamando a nossa atenção por apresentar uma nova versão que combina o desempenho e tecnologia do cupê Camaro com um sentido de liberdade e diversão que dá direção ao ar livre”, disse ele.
A capota é recolhida por um mecanismo elétrico de fácil operação que leva aproximadamente 20 segundos e é produzido pelo mesmo fabricante da capota do Corvette Conversível, e funciona de forma semelhante, ou seja, que se dobra em “Z” e só tem uma trava localizada no centro da parte superior do pára-brisa.
A capota é forrada com material acústico que oferece um passeio tranquilo. A capota também tem uma capa que a cobre ao dobrar e dá uma melhor aparência quando dobrada.
O Camaro Conversível 2012 estará disponível no México, com sua característica de motor “SS” V8 de injeção de combustível seqüencial (SFI), 6.2L e uma potência de 400 cavalos, tem também um sistema de Active Fuel Management (AFM), que desliga quatro cilindros quando não for necessário todo o poder desta máquina. A transmissão é automática de seis velocidades com mudanças no volante.
Como no chassi do coupé, o Camaro Conversível possui um equipamento de segurança completo que fornece maior eficiência e estabilidade do veículo e as características de alta precisão da direção, sistema de estabilidade e controle de tração StabiliTrak ®. Os freios são de disco nas quatro rodas com ABS e pinças de quatro pistões Brembo ®. Em questão de segurança dos passageiros inclui quatro airbags, dois frontais e dois laterais, os quatro acentos possuem cintos de três pontos e tem um sistema LATCH para garantir a cadeira de criança no banco de trás.
O interior do Camaro Conversível 2012 possui bancos elétricos dianteiros aquecidos com encostos de cabeça ajustáveis cobertos em couro com design esportivo e seis posições diferentes para motorista e passageiro. O console central tem apoio de braços também estão cobertos com couro, portas com vidros elétricos, câmera de visão traseira, rádio com CD/MP3 player, entrada auxiliar para iPod, USB e conectividade Bluetooth. O sistema de áudio Premium tem nove alto-falantes Boston Acoustics e um subwoofer.
No México o Camaro Conversível 2012 estará disponível em sete cores: amarelo Daytona, Laguna Seca branco, laranja Imola, Indi preto, prata Francorchamps, vinho tinto vermelho Mônaco e Macau. O interior é oferecido em pele preta e bege.
A versão conversível do carro esportivo do século XXI vai chegar ao Rede de Concessionários Chevrolet em todo o México durante o último trimestre do ano com uma proposta que combina performance e tecnologia do Camaro Coupe com um sentido de liberdade e diversão que só um conversível proporciona.

fonte:http://www.cuelho.com.br/blog/2011/08/05/camaro-conversivel-2012/

Chevrolet Camaro traz tecnologia e esportividade no mesmo interior.
















A Chevrolet anunciou a chegada do Camaro para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Além disso, já divulgou que a versão a ser importada será a 2SS, equipada com o potente motor V8 de 406 cv, transmissão seqüencial/automática de seis velocidades, freios da marca Brembo, rodas de liga leve aro 20 polegadas e que virá, inicialmente, em cinco diferentes cores: amarelo, branco, prata, preto, e vermelho.

Agora, é a vez de conhecer o interior do Camaro. Desenhado para abrigar quatro passageiros, o habitáculo do esportivo conseguiu equilibrar design moderno, com inspiração em alguns elementos retrôs, e atenção máxima aos detalhes. O habitáculo envolve o motorista, passando a impressão que tudo foi feito pensando nele e no controle do carro.

Para começar, o volante de três raios é revestido em couro e conta com ajuste de altura e profundidade. Ele impressiona: primeiro pelo visual diferenciado, já que o aro da direção fica levemente levantado em relação ao centro, que estampa o nome do carro – ao invés do logo da Chevrolet. Segundo, pela pegada esportiva e por conter os comandos do rádio e do controlador automático de velocidade embutidos.

O painel de instrumentos é futurista. Os mostradores são em profundidade e envolvidos por duas molduras quadradas, que dão um toque de esportividade e requinte ao interior do Camaro. Eles têm a iluminação em Ice Blue, encontrada no Malibu e no Agile. No mostrador da esquerda, fica o velocímetro e o marcador de temperatura do motor. No centro está a tela de cristal líquido, com as informações do computador de bordo e, à direita, fica o conta-giros, com o indicador do nível de combustível. No console central, ainda vão quatro outros marcadores em formato retangular, que medem a pressão e a temperatura do óleo, a voltagem da bateria e a temperatura do fluido da transmissão de marchas.

Os bancos do Camaro foram desenhados para oferecer o máximo de conforto e a segurança necessária para uma pilotagem mais esportiva. Na versão 2SS, eles são revestidos em couro e tem seis regulagens elétricas para o motorista e duas para o do passageiro, além de contar com aquecimento.

Para completar, os painéis de portas são confeccionados em uma resina especial, rígida, que tem uma fileira de LEDs, também em Ice Blue, que percorre quase toda a sua extensão, aumentando o ar futurista do interior do Camaro.

Tecnologia a serviço do motorista

O sistema de entretenimento do Camaro inclui rádio com CD Changer para seis discos, MP3 Player, Bluetooth, entrada auxiliar e entrada USB (no console central), além de um sistema premium de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com nove alto-falantes. O Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo "one touch" tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Além disso, o Camaro conta com o PDIM (Portable Device Interface Module). Trata-se de um sistema que permite transmitir áudio de qualquer dispositivo que tenha Bluetooth para o sistema de áudio do carro, sem a necessidade de cabo.

No entanto, uma das grande novidades do Camaro é estar equipado com o Head-Up Display (HUD), um sistema que reflete algumas informações no para-brisa do veículo. A idéia é a de que, em um veículo esportivo (o Corvette também oferece o equipamento), o motorista não desvie o olhar da estrada – por isso as informações ficam refletidas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações refletidas, o motorista pode visualizar a velocidade, a rotação do motor e a até a estação de rádio. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.

Além de todo desempenho que o Camaro oferece, o esportivo também traz tecnologias para o auxílio na condução. A primeira delas tem como objetivo a economia de combustível. É o AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de injeção desliga quatro cilindros, reduzindo o consumo de combustível – que pode ser aferido pelo computador de bordo – e aumentando significativamente a autonomia do esportivo.

Para pilotagens mais esportivas, além das borboletas localizadas atrás do volante – permitindo trocas de marchas sem que o motorista tire as mãos do mesmo – o Camaro oferece controles de estabilidade e de tração, ajudando o motorista no caso deste cometer algum excesso ao volante. O sistema ainda pode ser desativado por meio de um botão, localizado no console central.


fonte:http://www.libanchevrolet.com.br/novidade-detalhes/34/chevrolet-camaro-traz-tecnologia-e-esportividade-no-mesmo-interior