quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Egito reabre tumbas após 10 anos de restaurações,País quer fomentar turismo, em queda após protestos populares do ano passado; falta de recursos ameaça novos projetos.
Após uma década de trabalhos de restauração, o Egito reabriu, na última semana, duas tumbas arqueológicas, com o objetivo de fomentar o turismo no país.
A restauração das tumbas de Serapeum e de Akhethotep & Ptahhotep teve um custo estimado em US$ 2 milhões (cerca de R$ 4 milhões).
Outros cinco sítios arqueológicos restaurados devem ser reabertos em breve aos visitantes, mas os problemas de caixa do governo egípcio ameaçam novos projetos.
O turismo no Egito caiu abruptamente no ano passado, após os protestos populares que levaram à queda do presidente Hosni Mubarak.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,egito-reabre-tumbas-apos-10-anos-de-restauracoes,934996,0.htm
Estação espacial pode ter que manobrar para evitar colisão com lixo espacial,Pedaços de satélite militar russo abandonado podem ameaçar a segurança da estação.
A Estação Espacial Internacional (ISS) pode ser obrigada a manobrar para se esquivar dos restos de um satélite de espionagem militar russo abandonado, informou nesta quarta-feira, 26, um porta-voz do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.
"Dois pedaços do aparelho espacial Kosmos-2251 podem ameaçar a segurança da estação. Para evitar o lixo espacial, pode ser necessário uma manobra da ISS", afirmou a fonte à agência "Interfax".
Em caso de necessidade, a plataforma orbital poderia corrigir sua órbita já nesta quinta-feira, com ajuda do cargueiro europeu ATV. Em janeiro, a estação corrigiu sua órbita para evitar a colisão com um fragmento de satélite americano Iridium-33.
Os restos deste satélite se espalharam pela órbita terrestre em 10 de fevereiro de 2009, depois que ele se chocou com o Kosmos-2251, o que fez com que ambos se partissem em mais de mil fragmentos.
Em junho de 2011, a perigosa proximidade do lixo, que passou a apenas 250 metros da estação, obrigou os seis tripulantes a evacuar a plataforma e buscar refúgio nas naves Soyuz que nela estavam acopladas.
A corporação aeroespacial russa Energuia constrói uma nave tripulada para recolher lixo espacial, principal ameaça para a ISS. Os pesquisadores das principais agências espaciais acreditam que mais de 700 mil fragmentos de lixo espacial vaguem na órbita terrestre.
fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,estacao-espacial-pode-ter-que-manobrar-para-evitar-colisao-com-lixo-espacial,936266,0.htm
Cientistas descobrem rato que pode regenerar tecidos danificados,Mecanismo de 'autonomia' é conhecido em lagartixas e salamandras, mas é raro nos mamíferos.
Miami - Uma equipe de cientistas da Universidade da Flórida descobriu um tipo de rato africano que pode regenerar os tecidos danificados em um ferimento, o que pode levar a novas pesquisas na medicina regenerativa, informou nesta quinta-feira a instituição de ensino.
Segundo um estudo dirigido pelo biólogo da Universidade da Flórida Ashley W. Seifert, cujos resultados também foram publicados na revista científica Nature, o rato africano pode regenerar tecidos do corpo danificados após um ferimento.
O pequeno mamífero africano "parece que pode regenerar o tecido da orelha da mesma forma que uma salamandra consegue regenerar uma extremidade perdida pelo ataque de um predador", afirmou Seifert em comunicado.
"A pele, os folículos capilares e a cartilagem, tudo se regenera", disse o pesquisador, destacando que o mesmo não acontece com outros mamíferos, nos quais o "tecido de uma cicatriz se forma para preencher um ferimento".
Além disso, este tipo de rato também consegue regenerar o tecido de outras partes do corpo após sofrer um ferimento, mas de uma maneira menos eficiente que os tecidos da orelha. "Ele consegue regenerar os folículos capilares e a pele, mas os músculos abaixo da pele não se regeneram", explicou.
No entanto, esta descoberta "pode representar um novo modelo para a cura e a regeneração dos tecidos de seres humanos", acrescentou o cientista.
Seifert estava estudando a cura sem cicatrizes em animais anfíbios quando um colega lhe disse que um pequeno roedor africano parecia ter um mecanismo de defesa que podia "amputar uma parte do próprio corpo para escapar dos predadores".
Este mecanismo de "autonomia" já é conhecido em "lagartixas e salamandras", mas é muito raro nos mamíferos e até agora vimos apenas uns alguns roedores que podem se desfazer das caudas", detalhou em comunicado.
O que realmente chamou a atenção de Seifert foi a capacidade de cura dos ferimentos no rato africano, após submeter o pequeno roedor a uma biópsia realizada através de uma perfuração nas orelhas.
"Os resultados foram assombrosos", destacou o cientista da Universidade da Flórida, que destacou o fato de a biópsia mostrar que os "diversos tecidos do ouvido voltavam a crescer mediante a formação de estruturas de tipo blastema", o mesmo processo biológico que um salamandra utiliza para regenerar uma extremidade decepada.
fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-descobrem-rato-que-pode-regenerar-tecidos-danificados,936741,0.htm
EUA: mulher tem orelha reconstruída com tecido do próprio corpo.
Cirurgiões da Universidade de John Hopkins, nos Estados Unidos, reconstruíram uma orelha inteira e parte do crânio de uma americana de 42 anos através do uso do próprio tecido da paciente. No dia 18, os médicos realizaram a última cirurgia de uma série de seis operações e 20 meses de tratamento. Segundo o jornal The Baltimore Sun, acredita-se que essa foi a reconstrução de orelha mais complicada da América do Norte e uma das mais complexas da história da universidade.
Por causa do tratamento de um câncer de pele, a gerente de vendas Sherrie Walter teve o órgão auditivo do lado esquerdo removido. Além disso, o tumor se espalhou por parte dos ossos temporais do crânio, a glândula salivar parótida e o canal interior da orelha. Os cientistas juntaram pedaços de ossos, pele e artérias e desenvolveram uma nova orelha e recuperaram o sistema auditivo da paciente. Um dos motivos que foram utilizados tecidos da própria paciente era minimizar os riscos de rejeição.
fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6181155-EI238,00-EUA+mulher+tem+orelha+reconstruida+com+tecido+do+proprio+corpo.html
Adolescente sobrevive após ser picado por cobra mais venenosa do mundo,Toxina contida em uma gota do veneno da cobra Inland Taipan é capaz de matar cem pessoas. Adolescente está internado em estado grave, mas quadro é estável.
A polícia australiana investiga como um adolescente de 17 anos sobreviveu à picada da cobra mais venenosa do mundo, a Inland Taipan, cujo veneno é capaz de matar cem pessoas com apenas uma gota.
Judith Martin, do serviço de resgate de répteis da Austrália, disse à BBC que a cobra, que foi capturada, será enviada a um programa de reprodução.
Embora a cobra viva geralmente em áreas de deserto, o incidente ocorreu nas proximidades da cidade de Sydney.
O garoto está internado em estado grave, mas sua situação é estável.
"A polícia está tentando determinar como o jovem foi mordido, e espera conseguir falar com o garoto assim que ele estiver melhor", disse a polícia do Estado de New South Wales em comunicado.
Representantes do Hospital Mater, em Newscastle City, onde o garoto está sendo tratado, disseram que a administração do antídoto foi crucial para sua sobrevivência.
"Nós tínhamos um estoque de antídoto, mantemos o que chamamos de antídoto polivalente que cobre todas as nossas cobras", disse Geoff Isbister à emissora ABC News.
Descrita como tímida e reclusa, a Inland Taipan pode ter até dois metros de comprimento.
Em geral, é encontrada nos Estados de Queensland e do Northern Territory, centenas de quilômetros da cidade de Kurri Kurri, onde o incidente ocorreu.
Um zoológico próximo à cidade foi invadido no último domingo, e quatro cobras pítons e dois jacarés foram roubados, mas a polícia acredita que o incidente não esteja relacionado com a surpreendente aparição da Inland Taipan em uma área urbana.
fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-09-27/adolescente-sobrevive-apos-ser-picado-por-cobra-mais-venenosa-do-mundo.html
Assinar:
Postagens (Atom)