A NASA anunciou que um asteroide de 280 a 620 metros de diâmetro vai passar do lado da Terra às vésperas do Halloween, no dia 31 de outubro. Mas calma, não é dessa vez que o nosso planeta vai ser destruído e o apocalipse vai ter início: a agência norte-americana enfatizou que o TB145, como foi batizado, não oferece perigo. Eles afirmam que: "A velocidade (do asteroide) é de 35 km/s, número surpreendentemente alto".
Se os cálculos da NASA estiverem corretos, o TB145 estará a uma distância de aproximadamente 499 mil quilômetros, ou 1,3 vezes a distância entre nós e a lua. Além disso, será o objeto conhecido que mais se aproximará da Terra até 2027, quando o asteroide 1999 AN10 passará a uma distância ainda menor (também sem risco de colisão).
Mesmo que dessa vez o perigo não seja iminente, a novidade reafirma a necessidade de projetos como este, que pretendem mudar a rota de corpos espaciais. Conhecer melhor os asteroides pode ser um meio efetivo de evitar uma colisão fatal com a Terra no futuro (com sorte, distante). Não será possível enxergar a pedra gigante a olho nu, mas se você tiver um telescópio, pode se posicionar: o TB145 vem aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário