Um espasmo hipnagógico é um espasmo muscular involuntário que ocorre quando uma pessoa está a cair no sono. O fenómeno é assim chamado em referência ao estado hipnagógico - o período de transição entre a vigília e o sono.
Os espasmos musculares podem ocorrer espontaneamente ou podem ser induzidos por luz, som ou de outros estímulos externos.
Algumas pessoas relatam espasmos hipnagógicos acompanhadas de alucinações, sonhos, sensação de queda, luzes brilhantes ou barulhos vindos de dentro da cabeça.
Estes espasmos do sono são bastante comuns, com algumas pesquisas a sugerir que 60 a 70% das pessoas os experimentam. Muitas pessoas podem tê-los mesmo sem o saber, já que as contrações musculares muitas vezes passam despercebidas, especialmente se não causarem com que uma pessoa acorde.
Alguns cientistas acreditam que alguns fatores como o stress, a ansiedade, a fadiga, a cafeína e a privação de sono, podem aumentar a frequência ou a gravidade dos espasmos hipnagógicos, mas ainda não existe pesquisa conclusiva sobre o assunto.
Os pesquisadores também não têm certeza por que ocorrem estes espasmos, mas existem algumas teorias. Uma das hipóteses afirma que estes espasmos são uma parte natural da transição do corpo de alerta para o sono, e ocorrem quando os nervos são erroneamente "disparados" durante o processo.
Outra ideia popular tem uma abordagem mais evolutiva para os espasmos, explicando que são um antigo reflexo primata para o relaxamento dos músculos durante o início do sono - o cérebro interpreta essencialmente o relaxamento como um sinal de que o primata ao dormir pode cair de uma árvore, e faz com que os músculos possam reagir rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário