O Zachariae Isstrom é um gigantesco bloco de gelo que fica no nordeste da Groenlândia. Não teria por que nos preocupar com ele se não fosse por um pequeno detalhe: ele está derretendo em ritmo acelerado e, se desaparecer por inteiro, vai subir o nível dos oceanos do mundo em meio metro.
É isso que avisaram os cientistas em um novo estudo que constatou que o iceberg está perdendo 5 bilhões de toneladas de gelo ao ano - um ritmo muito acima do normal, e muito acima do esperado, mesmo considerando os tempos de aquecimento global. "O formato do Zachariae mudou drasticamente nos últimos anos. Ele está inclusive se quebrando em pedaços menores", declarou Jeremie Mouginot, líder da pesquisa, da Universidade da Califórnia.
O culpado é, claro, o aumento das temperaturas da Terra - mas, que neste caso, anda pegando o iceberg por cima e por baixo. Tanto o oceano em que ele está boiando, quanto a atmosfera que o cerca está mais quente do que o esperado, o que faz com que o bloco de gelo derrata mais rapidamente.
Fonte:Super Interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário