Exemplar de rinoceronte-de-sumatra nasceu em cativeiro em zoo dos EUA.
Especialistas esperam que ele se reproduza para salvar espécie.
Foto mostra rinoceronte-de-sumatra Harapan em seu novo lar, na Indoesia: ele foi transportado de um zoológico nos Estados Unidos para a ilha de Sumatra: objetivo é que animal se reproduza, pois restam poucos exemplares no mundo (Foto: HO/Cincinnati Zoo/AFP)
Apropriadamente chamado "Esperança", um rinoceronte-de-sumatra nascido em cativeiro nos Estados Unidos chegou nesta segunda-feira (2) ao seu novo habitat, na Indonésia, onde especialistas torcem para que ele consiga se reproduzir para salvar a espécie em risco de extinção.
Harapan, um macho de oito anos cujo nome significa "Esperança", chegou ao amanhecer a um santuário para a conservação de rinocerontes na ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, depois de um longo périplo a partir do zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos.
O rinoceronte "está se adaptando bem" depois de viajar 36 horas de avião, barco e estrada, até chegar ao santuário localizado no parque nacional de Way Kambas, declarou à AFP um funcionário do ministério indonésio das Florestas, Bambang Dahono Adji.
"Ele está bem de saúde e tem muito apetite. Esta manhã, observamos que comia todas as folhas", acrescentou.
Só resta uma centena de exemplares
Os rinocerontes-de-sumatra, os únicos da Ásia que têm chifres, são dos menos numerosos do mundo, e atualmente só restaria uma centena de exemplares.
Os rinocerontes-de-sumatra, os únicos da Ásia que têm chifres, são dos menos numerosos do mundo, e atualmente só restaria uma centena de exemplares.
Harapan era o último rinoceronte da espécie nos Estados Unidos, onde não tinha chances de acasalar. Por isso, decidiram levá-lo a Sumatra para que possa se reproduzir.
Seu irmão mais velho, Andalas, foi levado em 2007 de um zoológico de Los Angeles ao santuário de Sumatra. Desde então teve um filhote e espera-se que o segundo nasça em maio.
Segundo Adji, Harapan será posto em quarentena durante pouco mais de duas semanas antes de entrar no santuário.
A partir dali, os encarregados do santuário esperam que siga o exemplo do irmão mais velho e acasale com uma das três fêmeas do santuário.
Fonte:G1 Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário