domingo, 15 de janeiro de 2017

Sistema da IBM substitui 34 funcionários de empresa no Japão.

Funcionário digital vai executar tarefas repetitivas e poupar dinheiro para seguradora.



O IBM Watson, que a empresa define como uma plataforma de computação cognitiva, substituiu 34 funcionários de um escritório de seguros no Japão, de acordo com o jornal local The Mainichi.
O sistema funciona como um software de análise de dados com inteligência artificial, que ajuda gestores a tomarem decisões, entre outras centenas de funções. Essencialmente, ele analisa as informações da mesma forma que um ser humano, e consegue interpretar textos, áudios, imagens e vídeos, mesmo que eles não estejam estruturados.
O Watson vai começar a atuar neste mês na Fukoku Mutual Life Insurance Company lendo documentos médicos e determinando pagamentos com base em ferimentos, históricos e procedimentos médicos.
O investimento inicial da operação é de 1,7 milhão de dólares, com manutenção anual de 128 mil dólares. A empresa espera poupar 1,1 milhão de dólares por ano com o uso da ferramenta. A Fukoku Mutual Life Insurance Company também utiliza a inteligência artificial para analisar ligações para seu call center, identificando a linguagem dos clientes entre positiva e negativa.
O Watson ficou conhecido em 2011, ao vencer humanos em um programa de perguntas e respostas na TV, o Jeopardy. Essa tecnologia da IBM aprende conforme analisa informações e ajuda empresas a reduzir custos e melhorar o atendimento aos clientes.
Um exemplo de atuação no Brasil é no banco Bradesco. O Watson aprendeu o nosso idioma e a companhia ensinou o sistema a responder mais de 50 mil perguntas dos funcionários sobre suas rotinas de trabalho.
O Fórum Econômico Mundial prevê que a inteligência artificial pode eliminar mais de 7 milhões de empregos nas 15 maiores economias nos próximos anos. Enquanto essas plataformas realizam trabalhos repetitivos, humanos podem ter mais tempo livre para executar tarefas que exigem mais “humanidade”.
Diversos aplicativos para smartphones também utilizam o Watson, como o Nutrino, o Record e o MeCasei.

Coleira avisa quando o seu cachorro está perdido.

Acessório monitora cada passo do pet, envia notificações aos donos e pode transmitir frases como "Olá" e "Estou perdido".



Esta coleira inteligente promete conectar os cães e seus donos 24 horas por dia. Quer saber onde seu pet está? O GPS acoplado ali permite que você rastreie cada passo do animalzinho – dá para saber até em qual andar da casa ele se encontra, já que se trata de um GPS “3D”, que detecta altitude.
O dispositivo também monitora a temperatura e as atividades do cachorro, enviando notificações para o smartphone por meio de um aplicativo. Você pode saber se ele está feliz, com sono, agitado ou se precisa de um passeio.
Um painel de LED acoplado emite frases curtas. Se o bichinho sair do perímetro delimitado, por exemplo, a coleira pode reproduzir a frase “Estou perdido” junto com um telefone para contato.
Dispositivo enviar notificações de temperatura e de atividades por meio de um aplicativo.

Outra função é o “modo ultrassom” que emite alguns ruídos em alta frequência que, segundo a empresa fabricante, teria a capacidade de acalmar os cachorros e até evitar brigas.
A coleira funciona com bateria, que dura, em média, 30 dias. Depois desse período, ela pode ser recarregada em uma base que acompanha o produto.
A bateria da coleira dura, em média, 30 dias e pode ser recarregada.

A coleira, que está em pré-venda, custa US$ 249 (cerca de R$ 815) e tem uma taxa mensal de US$ 4,99 (em torno de R$ 16) para manter o GPS ativo. Entre as cores disponíveis: preto, azul, marrom, vermelho, rosa, azul e branco.