segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Venda de tablets cresce 275% no segundo trimestre no Brasil.












As vendas de tablets no Brasil registraram alta de 275% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2011, informa a consultoria de mercado IDC. Foram 606 mil unidades comercializadas entre maio e junho. De acordo com a IDC, a previsão é de que até o fim do ano o número chegue à marca de 2,6 milhões. Em 2013, as vendas devem alcançar 5,4 milhões de unidades.
Para o analista de mercado da IDC Brasil Attila Belavary, o marco foi alcançado graças aos aparelhos mais baratos.
"É um número recorde impulsionado pela grande quantidade de dispositivos com preços inferiores a R$ 1 mil introduzidos no mercado, apesar da desaceleração da economia ter afetado o mercado de PCs. O sucesso da categoria atraiu novos fabricantes, principalmente originados da China e com uma especificação técnica limitada", explicou o analista.
Na opinião de Belavary, o grande volume de modelos com preço de entrada também afetou nas dinâmicas de tamanhos de tela e configurações dos tablets. No Brasil, metade dos tablets comercializados vem com um tamanho de tela de 7 polegadas e, desses tablets, apenas 20% possuem a conectividade 3G embarcada no dispositivo.
"Na hora da compra, a sensibilidade de preço do consumidor brasileiro é o principal responsável pelo aumento das vendas. Em tablets mais baratos, o adicional do 3G é mais perceptível ao consumidor que acaba optando pelo dispositivo apenas com Wi-Fi", declara o analista da IDC.
No ranking mundial, o Brasil saltou da 17ª posição, que ocupava no segundo trimestre de 2011, para a 11ª no mesmo período de 2012. Na comparação de desempenho dentre os países do BRIC, o Brasil ficou na 3ª colocação, à frente apenas da Índia.
Atrás dos outros
No Brasil são vendidos quatro notebooks para cada tablet. A mesma comparação nos Estados Unidos, revela que para cada notebook vende-se um tablet. Frente a outros dispositivos, são vendidos no Brasil: 5 tablets, 11 desktops e 17 notebooks por minuto. Por isso, a IDC acredita que ainda existe e continuará existindo um mercado em potencial para os mais diversos tipos de dispositivos, sejam eles os desktops, notebooks, ou tablets.

fonte:http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI6176834-EI12882,00-Venda+de+tablets+cresce+no+segundo+trimestre+no+Brasil.html

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