quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Para emagrecer, não corte as gorduras do seu prato.

Segundo uma enorme pesquisa de Harvard, existem formas mais eficazes de perder peso.

Analisando 53 estudos, com mais de 68.000 participantes no total, pesquisadores chegaram à conclusão que dietas com pouca gordura não são mais efetivas que outras com mais gordura. Boa notícia para quem acha que, para emagrecer, é só trocar todas as refeições por um prato de alface. Deirdre Tobias, um dos pesquisadores, disse em entrevista que "Apesar do dogma predominante, que diz que é preciso cortar gordura da alimentação para emagrecer, as evidências científicas não apoiam essas dietas em relação a outras intervenções alimentares para perder peso em longo prazo".

emagrecer

O estudo foi estruturado para comparar pessoas que fizeram dietas com baixo teor de gordura e pessoas que fizeram outros tipos de alterações alimentares (testes que incluíam substituições de refeições com sopas ou shakes emagrecedores foram excluídos). Participantes que fizeram dietas com poucos carboidratos estavam, em média, 1 kg mais magros que os que cortaram gorduras. Na verdade, as dietas sem gordura só ganharam da dieta usual, aquela em que a pessoa não alterou em nada os seus hábitos alimentares.
Tobias ressaltou a importância de olhar além das calorias para criar um padrão de vida saudável. Uma das estratégias para isso é encontrar novas maneiras de estabelecer uma boa alimentação por um período contínuo, e não só quando se deseja perder peso. Frank Hu, líder do estudo, completa: "As dietas para emagrecimento devem ser adaptadas às preferências alimentares, culturais e condições de saúde do indivíduo. Também devem ser consideradas as consequências para a saúde no futuro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário